O horário ampliado das Unidades Básicas de Saúde- UBSs será mantido a partir da próxima segunda-feira (10/1) a sexta-feira (14/1). As mesmas oito unidades de saúde, uma por distrito, funcionarão até as 20h, para atender pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.
Essa estratégia adotada pela Prefeitura, desde o dia 28 de dezembro do ano passado, está contribuindo para diminuir o tempo de espera por atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs.
Fluxo casos leves de síndrome gripal nas UBSs
Pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal poderão procurar atendimento diretamente na UBS de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os usuários que buscarem atendimento nas UPAs e forem classificados, de acordo com o Protocolo Manchester, em verde (pouco urgente) ou azul (sem urgência), após a devida triagem, poderão retornar para as UBS e receber o atendimento nessas unidades assistenciais.
Caso ultrapasse o horário de funcionamento normal da UBS mais próxima da residência, o paciente poderá contar com uma das oito unidades de apoio com horário estendido até às 20h.
Vacinação Covid-19 e Influenza
A única mudança em relação ao horário estendido é que a vacinação contra a Covid-19 continua nas unidades até às 16h. As doses das vacinas contra Influenza praticamente se esgotaram nesta semana. Elas estavam disponíveis para quem não tomou a vacina no ano passado, o estoque do município era remanescente da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que foi finalizada em 31 de agosto de 2021. Segundo o Ministério da Saúde, não há previsão da chegada de novas doses fora do período da nova campanha deste ano.
Para a vacinação contra a Covid-19, Contagem mantém os pontos de vacinação abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e o ponto extra do Big Shopping das 14h às 22h. O Carro da Vacina também está percorrendo as regiões do município que não possuem local de vacinação próximo. Neste momento, o município aguarda a chegada das doses das vacinas contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos para anunciar a nova estratégia de vacinação deste público-alvo. Enquanto isso, a vacinação está aberta para todos os públicos aptos: pessoas a partir de 12 anos para primeira e segunda doses, pessoas a partir de 18 anos com quatro meses da segunda dose para dose de reforço e pessoas a partir de 18 anos imunossuprimidas com 28 dias da segunda dose para dose de reforço.
Confira as Unidades Básicas de Saúde que terão o horário estendido, até 20h, para atendimento médico em casos de sintomas leves de síndrome gripal, nos dias 10 a 14 de janeiro: